O spear phishing é um tipo de ataque cibernético no qual os criminosos virtuais tentam direcionar suas vítimas para um ambiente falso na internet. O objetivo é adquirir suas informações pessoais — normalmente credenciais de acesso —, dados bancários ou instalar um software malicioso.

Para isso, enviam e-mails com links ou arquivos infectados, que são acessados pelas vítimas por conta do sofisticado método de abordagem. Muitas vezes a vítima acredita que sabe de quem partiu o e-mail, pois trata-se de mensagens com assuntos de seu interesse.

O ataque é uma variação do phishing, entretanto é direcionado a um usuário específico ou a uma organização. Em função disso, é preciso muito cuidado e atenção para neutralizar esse tipo de ameaça.

A seguir, vamos mostrar quais os impactos que esse ataque causa às empresas, quais são as suas origens e alvos, bem como quais medidas de proteção devem ser adotadas. Acompanhe a leitura!

Saiba quais são os impactos desse tipo de ataque

Os impactos causados podem ser variados. Tudo depende de como os criminosos utilizarão as informações obtidas por meio do ataque.

Por exemplo, se o criminoso conseguir as credenciais de e-mail de um funcionário que tenha acesso a dados sigilosos da empresa, pode extorquir a corporação em troca da não divulgação desses dados. Outra forma é aproveitar o acesso para disseminar ataques a outros funcionários.

Confira quem costuma comandar os ataques spear phishing

Esse tipo de ataque é realizado por hackers que querem ganhar dinheiro por meio de golpes na internet. Em função disso, é direcionado a grupos específicos, o que dificulta a identificação da fraude.

Um dos objetivos é conseguir acesso à rede corporativa do alvo e, dessa forma, ter acesso às informações sensíveis da empresa.

Os criminosos utilizam técnicas de engenharia social para escolher suas vítimas. Isso significa que eles buscam informações sobre elas de diversas formas, como em redes sociais, sites da empresa ou qualquer outro local que possa ter informações relevantes.

Saiba quais são as principais vítimas

Os principais alvos dos criminosos virtuais nesse tipo de ataque são funcionários específicos da empresa, ou seja, se direcionam a profissionais que tenham informações valiosas sobre a corporação.

A preferência dos criminosos é para colaboradores dos setores que envolvam movimentação financeira, que tenham acesso a dados pessoais de funcionários ou documentos importantes, como contratos, entre outros.

Veja as principais medidas para se proteger

Existem diversas ações que tanto as empresas quanto os funcionários devem seguir para evitar esse tipo de ataque. A primeira é sempre desconfiar dos e-mails recebidos. Mesmo que seja aparentemente confiável, confira se o endereço do remetente está correto.

Outra forma de se preservar é utilizar ferramentas de proteção, como firewall e antivírus, com os recursos de filtros anti-spam habilitados. Além disso, a utilização de software anti-phishing garante mais segurança contra os criminosos.

A adoção de políticas de segurança é extremamente recomendada e devem ser seguidas à risca por todos os colaboradores. Entre elas, a adoção do procedimento de autenticação em duas etapas, na qual além de fornecer a senha de acesso, é preciso complementar com um token que pode ser enviado por SMS.

É indispensável que a empresa mantenha seus colaboradores cientes do risco que essa ameaça representa para o negócio, principalmente aqueles que têm acesso a dados confidenciais. A utilização de criptografia é outro cuidado importante para garantir que os dados sensíveis não poderão ser acessados pelos criminosos.  

Os ataques de spear phishing são perigosos e difíceis de detectar. No entanto, é possível tomar uma série de medidas preventivas e utilizar as ferramentas de proteção adequadas. Além disso, contar com uma equipe capacitada é um dos principais recursos para neutralizar essa ameaça. 

Gostou do nosso conteúdo sobre os perigos das ameaças virtuais? Então assine a nossa newsletter e receba nossas publicações em seu e-mail!

Deixe seu comentário