Trabalhar de casa ou de qualquer lugar, prática também conhecida como home office, está se tornando cada vez mais comum devido aos benefícios para os empreendedores e membros da equipe.

No momento mundial que vivemos (por conta do CORONA VÍRUS) o home office acaba sendo praticamente imposto às equipes que podem não estar habituadas a esta prática.

Em nosso post anterior, abordamos dicas para ajudar as empresas a adotarem um esquema de trabalho home office mais seguro e hoje queremos compartilhar dicas para ajudar as pessoas que terão que se dedicar profissionalmente de casa. Acompanhe!

Troque a senha da sua rede Wifi

Sua rede wifi provavelmente está configurada e operacional há um bom tempo. Amigos e vizinhos já passaram por aí e você compartilhou o acesso com eles. Chegou o momento de trocar a senha. E lembre-se de usar uma boa senha! Confira as dicas de senha neste post.

Não compartilhe seu computador de trabalho

Quando possível, separe um computador exclusivamente para desenvolver suas atividades profissionais e não o compartilhe com outros membros da família ou residentes de sua casa. A internet é um ambiente cheio de ameaças e não dá para garantir que outras pessoas terão o mesmo cuidado que você ao navegar usando o computador para home office.

Ambiente Físico

Evite deixar o computador desbloqueado e acessível para qualquer um que entrar no local destinado a home office. Alguém sem nenhuma má intenção pode comprometer a segurança do seu trabalho ou de uma empresa ao clicar em um link malicioso. Importante lembrar que a segurança da informação vai além do digital. Caso tenha levado documentos impressos para casa, tenha consciência da responsabilidade que é mantê-los íntegros e acessíveis somente por quem está autorizado e precisa deles para trabalhar.

Antivírus

Use o antivírus que a empresa forneceu para você. Mantenha-o ativo, atualizado e faça varreduras diárias ou semanais. Obedeça às recomendações do antivírus sobre a ameaça de acessar alguns sites. Quando disponível, use também em seu celular. Caso sua empresa não forneça antivírus para usuários home office, avalie investir em um, há boas opções com preços acessíveis. Procure um que tenha também proteção contra ransomware. Jamais fique sem antivírus. Segue aqui uma avaliação feita pelo Olhar Digital no segundo semestre de 2019 para te ajudar a escolher.

Atenção com ameaças cibernéticas

Mesmo vivendo uma pandemia, há criminosos que tiram proveito da sensibilização e comoção das pessoas para praticar fraudes. Fique atento com e-mails, links recebidos por mensagens e até ligações telefônicas. Há registros de golpes que estão usando o Corona Vírus para roubar credenciais, dados de cartão ou contaminar computadores e celulares.

VPN

Caso sua empresa fornecer o recurso de VPN lembre-se de manter o software atualizado e de não salvar senha de conexão. Se seu computador for roubado ou perdido, quem o encontrar dificilmente conseguirá acessar à rede e aplicativos da empresa.

Siga as políticas da empresa

Mesmo fora do escritório, ao desempenhar atividades profissionais continue observando as políticas, normas, regimentos e determinações da empresa relacionadas à segurança da informação, acessos ou uso dos equipamentos que estão sob sua posse.

Regras básicas relacionadas a senhas

  • Não compartilhar.
  • Não repetir senha.
  • Não salvar senhas nos navegadores;
  • Não usar senhas óbvias (palavras, datas, sequencias alfanuméricas, nomes, etc);
  • Criar senhas com mais de 8 dígitos compostas por números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais ($@#%).
  • Utilizar um gerenciador de senhas (KeePass, 1Password, LastPass).

Criptografia

Recomenda-se que informações sensíveis, como as que contem dados de clientes, sejam criptografadas. É comum o envio de documentos através do e-mail ou carrega-los num pendrive, que pode ser facilmente extraviado ou vazado. A criptografia embaralha as informações digitais, impedindo que sejam utilizadas por quem não tem a senha para as descriptografar. O VeraCrypt exige um pouco de conhecimento técnico para usar mas é uma boa opção gratuita

Backup

Básico, mas é importante lembrar. Tenha uma rotina de backup para salvar o que é importante no seu computador de trabalho. Alguns sistemas operacionais já oferecem ferramenta de backup com a opção de criptografia, que é sempre a melhor opção. Faça backup fora do seu computador (nuvem ou mídia como HD externo). Lembre-se: sincronização não é backup. Caso você use algum drive em nuvem, o que for feito de errado na máquina local será sincronizado com a nuvem.

Comunicação e compartilhamento de informações

Tenha cuidados básicos com as informações que você manipula no dia a dia. Evite usar aplicativos de comunicação que salvam histórico de conversa quando o assunto é sensível ou contem dados de clientes. Evite salvar prints desnecessários. Indicamos o aplicativo Wickr para troca de mensagens sensíveis, pois possui recurso que apaga automaticamente o histórico. Tem versão grátis, funciona no mobile e desktop.

Mantenha seus sistemas atualizados

Windows, MAC OS ou Linux devem sempre estar atualizados, bem como os outros aplicativos utilizados nas rotinas de trabalho, como o pacote Office. É comum que falhas de segurança sejam descobertas no mundo de aplicativos que existem por aí, e as atualizações resolvem estas vulnerabilidades.

Não use software pirata

Se a empresa fornece notebooks para os colaboradores, talvez isso não seja um problema. Se você é responsável pelo próprio computador e aplicativos, invista em softwares originais e com garantia. Pirataria é crime, além disso aplicativos piratas geralmente são “creackeados” através de outros softwares que podem colocar seu computador em risco. E o melhor benefício do aplicativo original é a garantia de acesso a correções, evoluções e suporte do fabricante.

Atualize-se!

Esteja antenado ao que acontece no mundo da tecnologia e da segurança. Procure blogs, portais de notícias e perfis que podem contribuir com seu conhecimento e te dar updates sobre o assunto. A maioria dos bons portais de tecnologia possuem uma coluna de segurança. Crie esse hábito.

Mesmo que sua empresa não possua nenhuma diretriz de segurança, tome a iniciativa, dê ideias, faça sua parte. Isso é ser comprometido e responsável.

Gostou? Compartilhe com seus colegas de trabalho. Se você lembrar de mais alguma dica importante mande pra nós!

Deixe seu comentário