O uso da tecnologia proporciona diversos benefícios para os negócios, pois facilita a execução de tarefas do dia a dia. Entretanto, a empresa deve ter o hábito de fazer uma análise de vulnerabilidade em seus sistemas com frequência. Isso porque a internet oferece riscos, já que criminosos virtuais estão sempre em busca de falhas para poderem invadir os sistemas.

Existem ações que a empresa pode executar para garantir mais segurança ao ambiente. A seguir, mostramos o que é a vulnerabilidade nos sistemas, bem como de que forma ela deve ser tratada. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é análise de vulnerabilidade

Analisar vulnerabilidade significa olhar atentamente para os sistemas e processos da empresa a fim de identificar pontos em que seja possível que alguma pessoa não autorizada tenha acesso a informações ou possa executar procedimentos de maneira indevida.

O principal objetivo ao fazer essa análise é prevenir falhas de segurança que podem trazer inúmeros problemas para a empresa, como ataques virtuais que causem a indisponibilidade do sistema ou o vazamento de dados pessoais. No processo de análise existe a fase de detecção, remoção e controle da vulnerabilidade. Por isso, é uma tarefa que deve ser feita constantemente.

Saiba como avaliar a vulnerabilidade do ambiente

Existem alguns procedimentos que a empresa deve adotar em sua rotina a fim de analisar as vulnerabilidades. Confira a seguir.

Identifique quais são as causas e origens da vulnerabilidade

O primeiro passo é identificar quais são as causas da vulnerabilidade. Para isso, deve-se avaliar se existe qualquer tipo de sistema ou procedimentos que exponha o ambiente a riscos, como as configurações de rede, as falhas de segurança em softwares, os perfis de usuários e controle de senhas, o acesso remoto e muito mais.

Para isso, é preciso relacionar os ativos da empresa, como estações de trabalho, servidores e qualquer dispositivo que possa servir como porta de entrada para os criminosos virtuais. Além disso, é preciso também avaliar os processos que eles executam e o tipo de informação que armazenam a fim de identificar problemas como erros de programação, falhas na configuração, entre outras.

Existem ferramentas de análises que podem ser utilizadas para auxiliar na verificação das vulnerabilidades e ajudam na identificação dessas falhas, como as que verificam as portas de serviço TCP/IP e que as checam as configurações do ambiente.

Confira os principais tipos de vulnerabilidade nas empresas

Com base no levantamento feito, deve-se identificar quais tipos de ameaças podem afetar cada dispositivo e processos da empresa. Por exemplo, um servidor web pode ser vítima de ataques DDoS, em que diversos computadores zumbis simulam conexões simultâneas e causam a indisponibilidade do serviço.

Portanto, é preciso avaliar nesse servidor se há falhas que permitam esse tipo de ataque e corrigi-las. E assim deve ser feito para todos os itens relacionados no levantamento. Algumas das ameaças mais populares são:

  • Execução de comandos no banco de dados (SQL Injection)
  • Ganho de privilégio em sistemas;
  • Roubo de identidade;
  • Exposição desnecessária de dados,

Veja as vantagens de analisar as vulnerabilidades

Ao fazer a monitoração do ambiente há uma série de benefícios para a empresa. Confira alguns deles a seguir.

Manter a consistência do serviço

Ao fazer a monitoração constante do ambiente, é possível executar ações preventivas para prevenir possíveis ataques. Isso mantém a consistência do serviço, pois é uma forma de evitar que as informações armazenadas sejam corrompidas.

Garantir mais segurança no seu site ou aplicativo

Com a identificação de pontos de falhas, fica mais fácil identificar quais áreas do ambiente ou da aplicação estão vulneráveis. Dessa forma, esses pontos podem ser corrigidos e oferecer mais segurança ao site ou aplicativo.

Manter os dispositivos disponíveis e com boa performance

Ao fazer a análise da configuração, pode-se identificar falhas que afetam a performance do ambiente. Portanto, essa é uma oportunidade para corrigir o problema e deixar os serviços com alta disponibilidade e maior eficiência.

Para garantir a segurança e disponibilidade do ambiente, é preciso fazer a análise de vulnerabilidade com frequência. Uma forma de garantir que todas as variáveis serão devidamente observadas, é contar com o apoio de uma empresa especializada na gestão de vulnerabilidade, capaz de contribuir para garantir tranquilidade e proteger o investimento da empresa.

Gostou do nosso conteúdo sobre a análise de falhas no ambiente? Então compartilhe essas informações com seus amigos em suas redes sociais!

Deixe seu comentário