Muitas pessoas ainda acreditam que a segurança digital é um assunto que se relaciona unicamente às empresas do ramo de tecnologia. Porém, os ciberataques têm se tornado cada vez mais frequentes, afetando indivíduos e negócios inteiros.

Assim, para manter as operações funcionando adequadamente, é essencial pensar na proteção das suas informações digitais — principalmente em um ambiente empresarial. Neste post, mostraremos as consequências de não investir na prevenção e ainda apresentaremos uma solução de alto nível. Confira!

Quais são os riscos de não investir em segurança digital?

Para que você possa se informar e se precaver, vamos explicar a seguir quais são os principais problemas encontrados em empresas que não cuidam de seus dados. Acompanhe!

Perda completa dos dados

Uma forma de ataque virtual que costuma comprometer os negócios de forma significativa é o sequestro dos dados. Isso ocorre quando os hackers invadem a rede interna da empresa e criptografam os arquivos, tornando essas informações inacessíveis para os profissionais.

Essa ação é especialmente perigosa quando os criminosos sequestram dados valiosos para a empresa, como informações específicas de clientes. Para reavê-las, os gestores são obrigados a desembolsar o preço estipulado pelos hackers.

Em empresas de pequeno e médio porte, que geralmente não reúnem condições para arcar com os altos preços cobrados, o prejuízo é irreparável. Dessa forma, a melhor forma de se precaver em investir na segurança da informação e contar com bons parceiros para fornecer a proteção necessária ao seu negócio.

Inclusive, muitos gestores ainda acreditam que somente as grandes companhias são alvos de ciberataques. Porém, os números apontam justamente o contrário: segundo o recente Relatório de Investigações de Violações de Dados, realizado pela consultoria Verizon, 58% das vítimas desses crimes são pequenas empresas.

Isso ocorre porque os criminosos estão cientes de que a maioria delas não contam com uma estratégia realmente eficiente de proteção dos dados. Ataques conhecidos como spray-and-pray são ativados por programas autônomos e tentam invadir redes internas com base nas vulnerabilidades mais comuns, como sistemas operacionais desprotegidos.

Vazamento de informações confidenciais

Sua empresa precisa demonstrar ativamente aos clientes e ao mercado que o seu negócio é digno de confiança e sabe como lidar com as informações de terceiros. Isso garante a geração de novas oportunidades e boas parcerias com fornecedores e prestadores de serviços.

O vazamento de informações ocorre por meio de ataques de hackers e por erros internos na condução dos processos. Diante de um cenário de competição acirrada pelo espaço no mercado, com o acesso cada vez mais comum às tecnologias de ponta, é essencial investir em estratégias elaboradas de proteção dos seus dados e ativos físicos.

Isso porque os ataques não são direcionados apenas ao sequestro de dados, mas podem também inutilizar as máquinas, causando perdas na produtividade até que elas sejam efetivamente consertadas. É possível encontrar empresas que ainda salvam informações importantes dentro de discos rígidos externos ou em computadores, o que é especialmente perigoso.

Além disso, as vulnerabilidades podem ser exploradas por invasores ainda mais ambiciosos: seus dados podem ser repassados à sua concorrência, inviabilizando as suas operações atuais. Isso vai exigir todo um novo conjunto de estratégias para que o seu negócio se mantenha competitivo.

Paralisação das atividades

Como sabemos, a tecnologia evoluiu de tal modo que até mesmo a maioria das pequenas empresas utiliza mais de um computador para operar de forma eficiente. Essa máquina é utilizada para o armazenamento de dados, comunicação com clientes e fornecedores, além de realizar diversas tarefas diárias.

Agora, imagine o que aconteceria caso esses computadores parassem de funcionar? Isso significaria a paralisação total das operações e um prejuízo tremendo para os gestores. Em 2017, um vírus conhecido como WannaCry atingiu cerca de 125 mil usuários em uma sexta-feira, impedindo totalmente o acesso ao sistema.

Isso porque estamos falando de uma ação em larga escala. Em empresas menores, um ataque bem menos robusto já seria o suficiente para comprometer o funcionamento adequado do negócio. Atividades como a geração de notas fiscais, por exemplo, são impossibilitadas caso os sistemas parem.

Além disso, todo o processo de vendas, cadastro de novos clientes e o acesso a informações de consumidores já fidelizados é perdido. O controle de estoque também é comprometido, além da execução de softwares contratados para otimizar todo o negócio.

Empresas inteiramente dependente de outros parceiros, como aquelas que fabricam matérias-primas, deixarão de atender as demandas e terão que arcar com os custos relacionados às perdas desse prestador de serviço. Se esse tipo de cenário parece desesperador, é sinal de que o seu negócio necessita urgentemente de medidas mais robustas para incrementar sua segurança digital.

Desgaste na credibilidade da empresa

A possibilidade de expandir as operações e oportunidades provavelmente é uma das suas principais ambições do empreendedor. Para isso, é necessário construir credibilidade e confiança em relação a todos aqueles que se relacionam de algum modo com o seu negócio. Isso ajuda inclusive em outras funções importantes, como a melhoria do ranqueamento da sua página no Google.

Todo o progresso obtido, conquistado por meio de vários anos dedicados ao trabalho árduo, pode ser desmontado em poucos minutos. Uma das razões que podem gerar esse incidente é a perda de informações cadastrais e bancárias dos seus clientes e parceiros.

Assim que os criminosos conseguem esses dados, começam a realizar uma série de gastos utilizando os cartões de crédito dos seus clientes. Uma investigação precisa indicará que os vazamentos foram causados por vulnerabilidades em sua própria empresa.

Com o poderio da internet e o acesso facilitado por meio de dispositivos móveis, essa informação chegará rapidamente a outros clientes e fornecedores. Assim, a credibilidade do seu negócio se torna inevitavelmente comprometida, o que pode resultar no fechamento efetivo das portas e o fim do seu sonho como empreendedor.

E pode não parar por aí: os custos com prejuízos recairão sobre as finanças pessoais dos gestores, inviabilizando a realização de outros projetos. Como se recuperar do baque e abrir outra empresa? Se você não deseja nem mesmo pensar nessas possibilidades, é hora de reforçar os seus serviços de proteção digital.

Como reforçar a sua segurança digital?

A GUARD é a parceira ideal para reforçar as suas defesas digitais. Isso porque ela oferece desde reforços na segurança para quem usa WordPress até ações mais efetivas de defesa contra malwares (programas maliciosos destinados a sequestrar dados), ataques DDoS e ameaças digitais diversas.

Além disso, será possível criar e implantar políticas de senhas e proteção de credenciais. Desse modo, os gestores podem delegar acesso a determinados sistemas somente àquelas pessoas que realmente devam utilizar essas ferramentas.

A Lei geral de proteção dos dados, sancionada em 2018 e prevista para vigorar a partir de agosto de 2020, também exigirá uma série de mudanças no tratamento de dados por parte das empresas. A GUARD conta com profissionais especializados nesse tipo de assunto, garantindo que o seu negócio mantenha boa reputação e resguarde as informações dos clientes.

Gostou do conteúdo e se interessou pela possibilidade de contar com profissionais experientes no ramo de segurança digital? Então, entre em contato conosco para conhecer mais sobre as soluções que oferecemos!

Deixe seu comentário