Com ameaças de invasões a sistemas e contas no contexto empresarial, passa a ser imprescindível determinar formas de evitar o problema. Para isso, é preciso aprimorar a segurança digital da sua empresa, um fator cada vez mais estratégico.

Para tanto, uma boa tática de segurança da informação é a criação de senhas fortes para impedir essas invasões. Mas você deve estar se perguntando: como criar senhas seguras? É sobre esse assunto que falaremos agora. Continue acompanhando e saiba como se prevenir de hackers e invasão das suas contas!

1. Utilize uma senha com muitos caracteres

Muitos não sabem, mas os principais programas de roubo de dados realizam testes de força bruta para que possam descobrir qual é a senha escolhida pelo usuário. Ou seja, o programa vai testando as senhas mais habituais até encontrar a certa.

O mais comum, portanto, é que a senha tenha no mínimo oito caracteres. Por isso, o ideal é criar senhas que tenham entre doze e dezesseis caracteres. Fazendo isso, você vai reduzir as chances desses algoritmos descobrirem a sua senha correta, uma vez que eles iniciam com testes de senhas pequenas.

2. Insira caracteres diferentes

Não insira somente letras na sua senha. O mais recomendado é fazer uma mistura de letras com símbolos e números. Mas tenha bastante cuidado para não inserir seu nome seguido da sua data de nascimento. Pense em uma senha em que os números não tenham nenhum tipo de associação com as palavras. Misture as letras em caixa baixa e caixa alta para deixar a senha ainda mais forte e segura.

3. Troque suas senhas regularmente

Não deixe de alterar as suas senhas com frequência. Existem alguns serviços que enviam e-mails quando detectam algum acesso suspeito à conta. Quando isso ocorrer, troque a senha imediatamente. Modifique também as senhas depois de utilizar computadores públicos ou em locais que não são confiáveis.

4. Não utilize informações pessoais 

Procure evitar utilizar dados pessoais para criar sua senha, afinal, é fácil ter acesso a esses tipos de dados, graças às redes sociais. Então, jamais use nome de pessoas próximas, datas especiais, placa do carro, nome de animais de estimação, a data de aniversário etc.

5. Conte com a ajuda da tecnologia

Por fim, uma boa dica é que você procure por ferramentas de gestão de múltiplas senhas para fugir do perigo dos crimes virtuais. São gerenciadores de senhas (aplicativos) criados para permitir que você mantenha as suas senhas em apenas um local. Já imaginou não precisar se lembrar de cada uma delas?

Mas você pode estar se perguntando qual app gerenciador de senhas vai funcionar melhor para você. Então, trouxemos três exemplos de bons gerenciadores de senhas para que você possa fazer a sua escolha! Confira:

  • Buttercup: esse app tem uma forte ênfase na privacidade e na segurança, além de estar disponível para navegadores e dispositivos móveis modernos;
  • Enpass: trata-se de um gerenciador de senhas de plataforma cruzada que armazena senhas e também dados bancários, cartões de crédito, senhas de Wi-Fi, arquivos PDF e muito mais;
  • Lastpass: os recursos desse app incluem mudança de senha com um clique, verificação de impressão digital e a possibilidade de armazenar registros digitais até dos cartões de pagamento a fim de simplificar as compras on-line.

Seguindo todas essas dicas valiosas de como criar senhas seguras, você vai garantir a segurança dos seus dados contra os ataques de hackers. É fundamental estar seguro, afinal, pessoas e empresas estão cada vez mais conectadas a serviços digitais.

Você gostou deste texto? Então aproveite e assine a nossa newsletter para receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada e continuar aprendendo com os nossos conteúdos!

Deixe seu comentário