Você já tentou acessar algum site por diversas vezes seguidas e não conseguiu carregar a página? A indisponibilidade ou lentidão ao carregar uma página na internet é um dos principais sintomas de um ataque DDoS — Distributed Denial of Service ou Ataque Distribuído de Negação de Serviço.

Esse tipo de ataque causa inúmeros transtornos. Imagine, por exemplo, o prejuízo de uma situação como essa em um site de e-commerce durante o período de Black Friday! No entanto, existem algumas maneiras de se proteger e evitar isso.

A seguir, vamos mostrar as principais ações que você deve seguir a fim de conferir maior segurança ao seu site e acabar de vez com essa ameaça. Acompanhe a leitura!

Entenda como funciona um ataque DDoS

O primeiro passo é entender o que são os ataques DDoS. Trata-se de uma tentativa de tornar o sistema indisponível por meio do esgotamento de seus recursos, ou seja, são feitos acessos simultâneos de origens distintas ao sistema, de modo que sua infraestrutura não resista ao número de solicitações e torne o serviço indisponível pela sobrecarga.

Existem alguns tipos diferenciados de ataques, cada um deles ataca um ponto específico do sistema ou fazem uma combinação de fatores que ocasionam o problema. No entanto, eles se encaixam nas seguintes categorias: ataques volumétricos, de exaustão e de camada da aplicação. Os tipos mais comuns são:

  • ataques volumosos ou Flood;
  • UDP (User Datagram Protocol) Flood;
  • NTP (Network Time Protocol) Flood;
  • SYN (Synchronization) Flood;
  • VoIP (Voice over Internet Protocol) Flood;
  • POD — Ping of Death.

Veja o que fazer para se proteger e evitar esses ataques

Embora a variação desse tipo de ameaça seja numerosa, existem algumas ações que você pode tomar para prevenir e evitar se tornar uma vítima desse tipo de problema. Veja!

Prepare-se para todos os tipos de ataques

Assim como protegemos nossa casa e carro contra ações de bandidos, no mundo cibernético o princípio é o mesmo. É preciso buscar ferramentas e práticas de defesas, que serão responsáveis por garantir a proteção do ambiente.

Esse ponto é essencial principalmente para os negócios online, como um e-commerce ou empresas que atendem usuários através de suas aplicações hospedadas na web. O ideal é ter profissionais responsáveis para lidar com ações de precaução e de resolução, caso aconteça um ataque.

Aumente a largura de banda temporariamente

A adoção de maior largura de banda e uma conexão reserva servem de apoio a um maior volume de acessos. Essa é uma das formas de mitigar o problema, pois você conseguirá aguentar um tráfego maior sem prejudicar seu site. No entanto, se o ataque alcançar outros recursos, como a memória ou o processamento do servidor, somente essa ação não evitará o transtorno.

Use dispositivos de segurança como firewall e IPS para gerenciar conexões

A utilização de um firewall e IPS é essencial para auxiliar a proteção contra esses tipos de ataques, além de proteger o sistema de inúmeros outros problemas de segurança. Por meio destas ferramentas, é possível gerenciar as solicitações de conexões e, assim, impedir o acesso de origem duvidosa.

Saiba a importância de contar com uma empresa de proteção

Existem diferentes formas de ataques DDoS e outras inúmeras ameaças cibernéticas. Além disso, a indisponibilidade causada gera prejuízos imensos ao negócio. Há também a perda de tempo para a identificação de qual tipo de ataque seu site foi atingido.

Por todas essas razões, não há nada melhor do que contar com o apoio profissional para garantir a proteção do seu sistema. Dessa forma, além de ter o ambiente com todas as práticas e ferramentas de proteção adequadas, pode-se contar com o suporte e experiência dos profissionais em casos de eventuais problemas.

A GUARD é uma empresa especializada em segurança da informação. Seu objetivo é garantir ao website um ambiente seguro, com alto desempenho e disponibilidade. Para isso, conta com tecnologia de ponta e uma equipe de profissionais especializados.

Enfim, o ataque DDoS é um problema sério e pode causar a indisponibilidade do seu site e trazer inúmeros prejuízos. No entanto, é possível contornar esse problema ao utilizar as ferramentas adequadas e adotar boas práticas de segurança. Além disso, conte com o apoio de uma empresa especializada a fim de garantir a proteção e a alta disponibilidade do sistema.

Está preocupado com a proteção do seu site? Entre em contato com a GUARD e veja como podemos ajudá-lo a manter o seu ambiente virtual em segurança!

Deixe seu comentário