Conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa no Google é importante para qualquer site que queira se destacar na internet. Entretanto, essa é uma atividade que requer muito trabalho e dedicação, pois os primeiros lugares são conquistados por sites que são cuidados de maneira adequada da segurança da informação e SEO.

Um dos pré-requisitos necessários para um bom ranqueamento nos buscadores é a segurança que o site oferece. Desde 2014, o Google emitiu um comunicado que diz que uma das suas avaliações para garantir um bom ranqueamento é a utilização de certificado SSL no site. O uso da ferramenta é responsável por tornar segura a conexão entre o usuário e o site.

A seguir, mostramos por que é importante cuidar da segurança no site e quais as melhores maneiras para fazer isso. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é segurança da informação

Diariamente, trafegam milhares de informações na internet que se caírem nas mãos de pessoas não autorizadas podem causar muitos prejuízos. Em função disso, é preciso encontrar formas para garantir a proteção a essas informações. Basicamente, a segurança da informação leva em consideração 3 princípios essenciais.

Confidencialidade

Esse princípio diz que as informações devem ser armazenadas e trafegadas por meio de tecnologias que ofereçam a garantia de confidencialidade, ou seja, que ninguém que não tenha a devida autorização poderá acessar as informações.

Integridade

O princípio da integridade diz que as informações não podem ter sofrido nenhum tipo de intervenção que façam com que elas percam sua originalidade, como por meio de alterações feitas por pessoas não autorizadas, pela perda de dados por conta de problemas físicos de hardware, entre outras.

Disponibilidade

Manter as informações acessíveis a toda hora é indispensável para usuários que estão cada vez mais conectados.

Saiba qual seu papel nas empresas e como deve ser executada

Com a crescente utilização de meios digitais para o armazenamento de informações, a segurança de dados deve ser vista como uma ferramenta indispensável na operação das organizações. “Dados são o novo petróleo”, disse o matemático Clive Humby, e como maior patrimônio das empresas esses devem ser submetidos às melhores práticas de segurança.

Essas práticas levam em consideração três aspectos, são eles:

  • físico, ou seja, correspondem aos hardwares e meios de comunicação necessários para o armazenamento e transmissão de dados;
  • lógico, que trata da segurança referente ao software, ou seja, garante que somente pessoas autorizadas podem acessar as informações;
  • humano, que compreende os colaboradores responsáveis por gerenciar e assegurar a segurança da informação nas empresas.

Conheça os riscos de não garantir a segurança das informações

Toda empresa com presença digital deve se preocupar com a proteção de dados. Para se ter uma ideia das consequências dessa negligência, no início do ano, o site britânico The Register publicou uma reportagem afirmando que encontrou um pacote à venda na internet com 620 milhões de credenciais de diversos sites, que foram roubados por hackers.

É muito comum ouvirmos notícias como essa. Por isso, é preciso que as empresas entendam como é importante investir na proteção de seus sites. Os prejuízos causados pelo vazamento de informações são incalculáveis, pois, vão desde as indenizações que as empresas devem pagar aos usuários que tiveram seus dados roubados, ao prejuízo causado à sua imagem perante o mercado.

Confira algumas dicas para proteger as informações da empresa

Existem diversas ações que devem ser seguidas para garantir a proteção de dados adequada nas empresas. A utilização de ferramentas como antivírus e firewall, por exemplo, contribuem para identificar e prevenir uma série de ataques virtuais, como infecções por malware e ataques hackers.

O monitoramento da rede é outra tarefa essencial para oferecer a proteção adequada. Existem ferramentas capazes de identificar e alertar sobre as tentativas de acesso indevido ao ambiente ou sobre o comportamento inadequado dos usuários, como visitas a sites maliciosos.

Saiba como estar protegido ajuda na otimização de SEO

Diversos fatores influenciam um bom ranqueamento no resultado de pesquisas no Google. Entretanto, devido a grande quantidade de ataques virtuais e à importância de oferecer proteção adequada aos dados trafegados, o Google pressupõe que as empresas que não investem em um site seguro, não se importam com as informações de seus usuários.

Em função disso, essas empresas perdem o posicionamento nos resultados de busca. Isso significa que se duas páginas semelhantes em conteúdo disputarem uma posição, aquela que oferecer segurança ao usuário sairá na frente. Portanto, esse é um fator determinante para uma boa classificação no Google.

Saiba como as empresas podem se proteger 

As empresas devem executar diferentes ações para garantir a proteção de seus sites e de seus usuários. Confira algumas a seguir!

Atualização de softwares e senhas

Manter os softwares atualizados é extremamente importante para garantir a proteção adequada. Isso porque muitas das correções feitas nas atualizações são referentes às falhas de segurança. Dessa forma, ao atualizar o sistema a empresa evita correr o risco de sofrer a vulnerabilidade tratada na atualização.

As senhas também devem ser tratadas com muito cuidado e a empresa deve utilizar políticas de segurança para a sua utilização. Por exemplo, solicitar a alteração do usuário em períodos específicos, utilizar letras, números e caracteres especiais e utilizar a validação em dois fatores.

Mantenha backup dos dados

Manter backup das informações é importante tanto para evitar a indisponibilidade causada por falhas de hardware, quanto para garantir a integridade dos dados em casos de ataques criminosos. O ideal é fazer cópias periódicas e mantê-las em locais diferentes, para garantir a segurança e conseguir restabelecer o ambiente com mais facilidade.

Entenda os prejuízos de não cuidar da segurança da informação e SEO

Desenvolver uma estratégia de SEO –– Search Engine Optimization –– para um site é uma tarefa que requer muita dedicação e esforço. Para ter um bom posicionamento, é preciso criar conteúdos com frequência, mantê-los atualizados e engajados com o usuário. Portanto, é um resultado conquistado dia a dia.

Se não há investimento em segurança para o site ou aplicação, os dados pessoais de seus usuários, poderão ser acessados por criminosos virtuais que também poderão alterar o conteúdo da página trazendo grande prejuízo para a imagem institucional. A empresa que sofre esse tipo de ataque pode também ter que arcar com indenizações e multas pelo vazamento de dados (LGPD).

Outro grande prejuízo causado é por conta do rebaixamento no ranqueamento, conforme mencionado anteriormente. Ou seja, o site hackeado ou vulnerável, poderá colocar em risco todo o tempo e trabalho investido para um bom posicionamento.

A preocupação com a segurança da informação e SEO são dois pontos cruciais para um bom posicionamento do Google. De nada adianta uma estratégia de SEO eficiente se o site não oferecer a proteção aos seus usuários. Portanto, tenha esse cuidado e confira os bons resultados no ranqueamento no Google.

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