Sempre que for fazer uma compra na internet, confira se tem o cadeado ao lado do endereço do site! Quem nunca ouviu ou deu essa recomendação a uma pessoa? Ter esse cuidado é realmente muito importante, pois essa é a indicação de quem utiliza o certificado SSL — Secure Sockets Layer — como uma forma de proteção do ambiente.

Entretanto, esse não é o único motivo pelo qual é preciso utilizá-lo, e sua recomendação de uso não é apenas para sites como lojas virtuais. O ideal é que qualquer página utilize essa ferramenta, pois ela proporciona outros benefícios em sua utilização.

A seguir, mostramos o que é esse SSL, como ele funciona e por que ele é tão importante. Dessa forma, você saberá por que o seu ambiente deve conter essa tecnologia. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é o certificado SSL

O certificado SSL é responsável por garantir a segurança de um espaço virtual. Isso significa que ele faz a proteção da comunicação na rede, que, no caso da internet, funciona no modelo Cliente — Servidor. Quando navegamos, acessamos dados em um servidor por meio de um navegador, chamado cliente.

Existem milhares de criminosos virtuais na internet que interceptam os dados trafegados para utilizá-los de maneira indevida ou para disseminar vírus, links maliciosos, entre inúmeras outros tipos de ataques.

Isso funciona como uma barreira de proteção para esses ataques, pois utiliza a criptografia para proteger os pacotes de dados trafegados na rede. Dessa forma, somente quem tem a chave de acesso desse pacote conseguirá acessar as informações contidas ali.

Quando uma plataforma utiliza o SSL,o protocolo HTTP passa a ser HTTPS — Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou seja, é a indicação do uso do certificado, além de conter o ícone do cadeado. Essa é a garantia de que a página utiliza a criptografia para a transmissão dos dados.

Conheça os tipos de certificados

Existem diferentes tipos de certificados. Cada tipo é indicado para modelos variados de sites e empresas. Em todos eles, é possível clicar sobre o ícone do cadeado no navegador e observar sua validade, por quem ele foi emitido, o tipo de criptografia utilizado, entre outras informações.

Os principais deles são:

  • Validação de domínio — Domain Validated (DV SSL): esse é um modelo básico, com validação sobre o domínio do site. Apesar de básico, proporciona a segurança adequada para sites pequenos e blogs;
  • Validação da organização — Organization Validated (OV SSL): essa estrutura é indicada para certificar a existência de uma empresa;
  • Validação estendida — Extended Validation (EV SSL): além da criptografia, ele faz a validação dos dados da empresa, como CNPJ, razão social, entre outros. Outra característica é a exibição da razão social ao lado do cadeado na barra de endereço do navegador;
  • SSL Wildcard: esse é mais indicado para e-commerces que contam com diferentes subdomínios;
  • Certificado de multi-domínios — Multi-Domain Certificate: recomendado para grandes empresas que têm vários domínios ou subdomínios.

Saiba qual é a importância do certificado

Uma das coisas que mais preocupa quem navega na internet e insere dados pessoais e bancários em sites é se ele oferece a proteção necessária para que outras pessoas não tenham acesso àquelas informações. Portanto, manter os dados em segurança é um dos principais motivos para a utilização do certificado.

No entanto, existem outras razões que também devem ser consideradas. Confira!

Ajudar no ranqueamento do Google

Em 2014, o Google emitiu um comunicado no qual informa que um dos fatores de ranqueamento em suas buscas é a utilização do certificado SSL. Isso porque seu objetivo é fornecer resultados que sejam seguros para os seus usuários.

Em seu comunicado, a empresa informou que, à medida que a utilização do programa de proteção se expandisse entre os sites, esse fator teria ainda mais relevância. Esse comunicado foi feito em 2014, e como podemos observar, já existem muitas empresas que utilizam esse recurso. Dessa forma, isso já é um fator determinante para garantir resultados otimizados de SEO, ou seja, é importante para obter melhores posições nos mecanismos de busca.

Maior segurança

O uso do SSL é muito comum em e-commerces para proporcionar a segurança dos dados bancários. Entretanto, essa proteção também é importante em páginas que armazenam qualquer outro tipo de informação.

Por exemplo, ao fazer a assinatura de uma newsletter, a pessoa confia ao site o seu endereço de e-mail. Portanto, se essa informação não estiver em segurança e for acessada por criminosos, a pessoa pode receber e-mails indevidos ou até mesmo ter sua conta invadida. Por isso, o uso do protocolo é extremamente importante para qualquer tipo de estrutura, mesmo as que armazenam poucas informações.

Relação de confiança

Em todos os navegadores são exibidos ícones ao lado do endereço. Se o ambiente for seguro, há a exibição do cadeado, conforme mencionado anteriormente. Já em páginas que não utilizam o SSL, há um ícone com a letra i ou com um ponto de exclamação, que significa que aquele local não é seguro e que os dados trafegados podem ser interceptados por outros usuários.

Portanto, quando um usuário navega pela internet e percebe que os seus dados são mantidos em segurança, automaticamente, é estabelecida uma relação de confiança. Isso porque essa ação demonstra ao usuário sua preocupação com as informações pessoais armazenadas. Além disso, a credibilidade aumenta se o serviço oferecido guardar informações como dados bancários e a proteção utilizada for a mais completa possível.

Podemos perceber que é essencial manter um site em ambiente seguro. Para isso, existem diversas opções de certificados que podem ser utilizados conforme a necessidade de cada página, tamanho da empresa, tipo de transações executadas no ambiente, entre outros itens para essa avaliação.

Desse modo, para garantir a escolha ideal, procure empresas especializadas nesse tipo de serviço que poderão prestar todos os esclarecimentos sobre qual é o modelo mais indicado para o seu site.

Atualmente, ter o certificado SSL em um site significa prestar um serviço com mais segurança e credibilidade ao seu usuário. Por isso, analise os modelos apresentados para escolher a melhor opção e confira os resultados de sua utilização, como a melhora no ranqueamento e na relação de confiança com o seu usuário.

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