A segurança da informação deve ser sempre uma das principais preocupações dos negócios que contam com soluções de TI integradas aos seus processos internos. Afinal, é imprescindível que os gestores lidem com ameaças e riscos de forma regular, criando processos para evitar falhas internas e diminuir danos.

Para que seja possível executar essa rotina com eficiência, é necessário conhecer os principais riscos de segurança da informação. Pensando nisso, preparamos este texto para exemplificar alguns desses perigos externos e internos. Continue acompanhando e confira, abaixo, quais são os principais. Boa leitura!

Desvio de dados

O desvio de dados trata-se de uma ameaça constante para as organizações que têm diversas operações conectadas aos seus serviços de TI. Quando a empresa integra a tecnologia aos seus processos internos, mais informações trafegam a partir da infraestrutura de rede ou, ainda, são armazenados em banco de dados e em servidores. Consequentemente, a organização precisa estar muito bem preparada para enfrentar ataques que pretendam desviar dados corporativos.

Para tanto, é possível implementar soluções de monitoramento. Avaliando de forma contínua o tráfego de rede e também as ações do usuário, a companhia vai conseguir identificar tentativas não autorizadas de acesso a recursos internos, contas comprometidas e demais técnicas de ataque. Dessa forma, as medidas para acabar com as vulnerabilidades e com os riscos vão ser eliminadas rapidamente.

Espionagem industrial

Espionagem industrial é a prática secreta e, geralmente, ilegal de investigar a concorrência para conquistar uma vantagem comercial. Um segredo comercial pode ser o alvo da investigação, como uma fórmula ou especificação de produto, ou dados sobre planos de negócios. Muitas vezes, os espiões industriais estão procurando qualquer informação que possa ser explorada para conseguir alguma vantagem.

Lembre de que um espião industrial pode ser uma ameaça interna, como uma pessoa que conseguiu um emprego na companhia a fim de espionar ou um colaborador descontente que faz a troca de informações para se vingar ou para ganho pessoal. Os espiões também podem se infiltrar a partir de táticas de engenharia social, por exemplo, enganando um colaborador para divulgar dados privilegiados.

Hackers de senhas

A quebra de senha é um modo bem clássico de ataque dos hackers. Esses cibercriminosos vão tentar adivinhar a sua senha repetidamente e vão verificá-la em um hash criptográfico. Isso vai ser utilizado para entrar no sistema, roubar dados armazenados e causar sérios danos.

Há somente uma forma de se defender contra esse tipo de ataque: criar uma senha que possa ser memorizada e que seja forte, contendo uma combinação de letras minúsculas/maiúsculas, símbolos e números, e, claro, é preciso se lembrar de alterá-la regularmente sem padrões óbvios.

Funcionários não especializados

O próprio colaborador é um dos maiores riscos dentro de uma empresa. A falta de instrução sobre uma política bem definida e sobre segurança da informação pode ser muito prejudicial à organização. Quando uma empresa falha em educar seus profissionais a respeito dos riscos de segurança da informação, ela também tem a sua parcela de culpa caso haja problemas.

Então, é importante certificar-se de que todos os funcionários saibam os riscos que estão envolvidos no clique a links, na leitura de e-mails pessoais ou na visita a sites não aprovados na rede corporativa. Além disso, é preciso explicar como algo tão simples — quanto notebook, um smartphone ou um tablet extraviado/perdido etc. — que tenha acesso às senhas e à empresa pode significar um perigo.

Esteja ciente de que um profissional mal instruído pode baixar e instalar sistemas de terceiros, fazer a abertura de e-mails de procedência duvidosa, acessar sites não seguros, passar dados a qualquer um, entre muitas outras situações perigosas.

Softwares vulneráveis

O uso de softwares desatualizados e com vulnerabilidades é certamente um dos principais riscos de segurança da informação. Essa situação acaba expondo usuários a riscos como erros de código não solucionados e o uso de sistemas que têm brechas de segurança. Em longo prazo, a manutenção de uma infraestrutura totalmente composta por ferramentas sem atualizações acaba prejudicando significativamente a produtividade de usuários e facilitando os ataques.

Então, o ideal é criar um canal que torne o processo de atualização dos softwares internos bem simples. É importante ter uma rotina agilizada, que possa incluir o teste de todos os aspectos das novas versões de um programa e que seja capaz de diminuir ao máximo o tempo para que um update seja instalado e homologado nos computadores. Fazendo isso, a empresa consegue se manter com uma infraestrutura confiável e extremamente eficaz.

Ataques de ransomware

Os ataques de ransomware cada vez mais chamam a atenção de especialistas em tecnologia, pois representam, atualmente, um dos principais riscos de segurança da informação. O Ransomware trata-se de um malware que captura as informações do usuário infectando todos os documentos acessíveis e, em seguida, pede um pagamento em troca de uma chave de acesso.

Para que você possa evitar que o seu negócio seja vítima desse tipo de ameaça, é fundamental tomar diversas medidas de segurança digital. Os computadores devem ser atualizados rapidamente e a rede interna deve ser segmentada.

Ao mesmo tempo, todos os dispositivos precisam ser mantidos atualizados e é necessário monitorar a rede interna constantemente. Além disso, mecanismos de controle podem ser implementados. Dessa forma, a empresa diminui as chances de uma máquina ser infectada, e, ao mesmo tempo, caso as medidas de prevenção venham a falhar, o impacto vai ser minimizado.

Phishing

É um tipo de fraude em que um invasor finge ser uma pessoa ou entidade respeitável por e-mail ou demais canais de comunicação. O invasor, então, utiliza e-mails de phishing para fazer a distribuição de anexos e de links maliciosos que podem executar uma diversidade de funções, incluindo a extração de informações de conta das vítimas e também de credenciais de login.

O phishing, de todos os riscos de segurança da informação, é, sem dúvida, o mais popular entre os cibercriminosos, afinal, é muito mais fácil enganar uma pessoa para que clique em um e-mail de phishing ou um link malicioso aparentemente legítimo do que buscar quebrar a segurança de um computador, por exemplo.

Como você pôde ver, há vários riscos de segurança da informação nas empresas e cada vez mais o mercado tem exigido que os empreendimentos busquem formas de proteger suas informações sensíveis de perdas, invasões ou qualquer outro evento prejudicial.

É importante, portanto, investir em uma atuação preventiva a esses riscos, sempre priorizando ferramentas inovadoras que possam auxiliar nessa tarefa. Então, mantenha-se sempre atualizado, e invista nas melhores práticas de segurança da informação.

Gostou do texto? Quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Que tal aproveitar para seguir as nossas páginas nas redes sociais e acompanhar as nossas atualizações por lá? Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!

Deixe seu comentário