A velocidade do site é um dos principais fatores para garantir o sucesso na internet. Um levantamento feito pelo Google apontou que, se uma página demora de 1 a 3 segundos para carregar, a taxa de abandono é de 32%. Já se o tempo for de 1 a 5 segundos, esse índice é de 90% e esse número aumenta à medida que o tempo se alonga.

Diante desse argumento, é preciso encontrar formas para assegurar a velocidade ideal da página. A seguir, mostramos qual é a importância de um ambiente virtual veloz, bem como o que fazer para atingir esse objetivo. Boa leitura!

Entenda a importância da velocidade do site para alcançar sucesso

De nada adianta desenvolver um site com inúmeros recursos e design moderno, se ele não tiver uma resposta rápida. Além do aumento da taxa de abandono, a lentidão traz outros problemas, pois passa a impressão de que o ambiente é inseguro. Dessa forma, o cliente pode construir uma imagem negativa sobre a empresa, o que não é bom para os negócios.

Uma plataforma veloz proporciona um bom ranqueamento no Google, pois esse é um dos diversos critérios utilizados para fazer a classificação de uma página na web. Além de conferir o tempo para ficar disponível, se a página de um concorrente sobre o mesmo assunto carregar mais rápido, ele levará vantagem no buscador.

Saiba como conseguir um bom desempenho

A recomendação do Google é de que a resposta do servidor seja de até 2 segundos. Para isso, existem diversos recursos disponíveis e devem ser utilizados para ajudar no desempenho do site.

Utilize o protocolo HTTP/2

O protocolo HTTP/2 é uma versão atualizada do HTTPHyperText Transfer Protocol. Sua principal característica é proporcionar maior velocidade de resposta. Isso porque ele permite a multiplexação, ou seja, é possível fazer requisições simultâneas ao servidor, além de outros recursos técnicos que agilizam a comunicação.

Use o certificado SSL

A utilização do certificado SSL — Secure Sockets Layer — é recomendada porque além de garantir mais segurança ao seu portal, ajuda a aumentar a performance. Isso é possível porque ele permite que outras ferramentas e tecnologias responsáveis por intensificar a velocidade sejam utilizadas. Por exemplo, o protocolo HTTP/2 e o Brotli, que é uma ferramenta para compressão de arquivos.

Aposte em um site responsivo

Além de ser um fator essencial para um bom ranqueamento nos buscadores, um local responsivo contribui para o aumento da performance e usabilidade. Isso porque ele é desenvolvido para exibir seu conteúdo de acordo com o tamanho da tela do dispositivo de acesso.

Conheça os benefícios de ter um site veloz

Como visto, garantir a boa velocidade da página traz uma série de benefícios ao negócio. A seguir, confira algumas delas!

Satisfação dos clientes

Nada mais desagradável que navegar em um ambiente que demora para carregar ou para a todo momento. Portanto, ao oferecer um ambiente com qualidade, o cliente poderá navegar com tranquilidade e segurança, o que fará com que sua experiência seja satisfatória e ele retorne outras vezes à página.

Aumento das vendas

Imagine um cliente em uma loja virtual que, na hora de fazer o pagamento, o site demora a responder e a tela exibe uma mensagem que diz para não recarregar a página enquanto a operação não for finalizada. Provavelmente, se essa compra for concluída, o cliente nunca mais voltará a comprar nessa loja.

Para evitar esse tipo de problema e garantir o aumento das vendas, é preciso contar com uma plataforma rápida. Dessa forma, além de proporcionar a satisfação do cliente, ele terá a certeza de que a loja tem páginas confiáveis e velozes. Isso cativa e fideliza o cliente, que voltará à loja por conta da boa experiência que já teve com ela.

Atualmente, é fundamental para qualquer negócio ter presença na internet. Para isso, garanta a velocidade do site com o uso de tecnologias como protocolo HTTP/2, certificado SSL, entre outras. Uma estrutura veloz proporciona uma série de benefícios, como melhor posicionamento nos buscadores, a satisfação do cliente e o aumento das vendas.

Gostou do nosso conteúdo sobre performance digital? Então curta a nossa página do Facebook e acompanhe as nossas publicações!

Deixe seu comentário